Visitas guiadas

Através de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal do Funchal e a Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa), o edifício histórico dos Paços do Concelho do Funchal abre as suas portas a todo o público, mostrando o edifício, a sua história e o seu rico acervo.

A ala nobre, os alçados exteriores e interiores e a torre serão mostrados por estudantes e antigos estudantes oriundos de várias universidades europeias que trabalham no projecto cultural da AAUMa, coordenados por investigadores portugueses.

As visitas são realizadas nos dias úteis, às 11 horas, e têm uma duração de 60 minutos.

História

Se por um lado a primitiva administração da Ilha funcionou por capitanias hereditárias que geriam feudalmente as terras, por outro as necessidades da população do Funchal desde logo passaram a ser geridas pelos seus habitantes através de um município com órgãos decisórios compostos pelos seus Homens Bons, individualidades de reconhecido mérito.

Por volta de 1453, D. Afonso V deu ao povoado a condição de vila. D. Manuel, Duque de Beja e de Viseu, e futuro Rei de Portugal, ordenou a construção de vários edifícios públicos no Funchal, entre eles um Paço dos Tabeliães e da Câmara no seu Campo ou Chão a oriente da Ribeira de Santa Luzia. O edifício, que ficava nas traseiras da Sé do Funchal, ficou terminado por volta de 1491 e, em 1508 o Funchal recebeu as insíginias de cidade.

Mais tarde a Câmara tomou como residência um edifício oitocentista, cuja fachada dava para a praça em frente à Sé e que passara a pertencer ao Estado para pagamento de dívidas do proprietário à Fazenda Real.

O desenvolvimento da cidade levou à procura de um espaço maior e a Câmara voltou a mudar de lugar para o Palácio Carvalhal Esmeraldo, junto ao antigo colégio da Companhia de Jesus, arrendando-o primeiro e adquirindo-o em 1883, permanecendo nele até à actualidade.

Os Paços do Concelho sofreram ainda profundas reformas no início da década de 1940, seguindo o projecto dos Arquitectos Carlos Ramos e Raul Lino, com intervenções interiores, na fachada e até no espaço que rodeia o edifício.

Marcações

As reservas não são obrigatórias mas garantem a sua presença na visita. Os grupos são organizados por ordem de chegada e têm um máximo de 15 pessoas.

Se desejar, faça a sua reserva em qualquer Gaudeamus - Loja Académica da AAUMa, através do e-mail visit@aauma.pt ou pelo telefone +351 291705060.

Cada visita custa 3,50 €, com preços especiais para jovens, seniores e grupos, sendo os ingressos adquiridos na Câmara Municipal do Funchal.

Crianças dos 0 aos 6 anos têm entrada livre, bem como os grupos oriundos das escolas da região.

Contactos

Visitas guiadas aos Paços do Concelho

Dias úteis, às 11:00.
Local de partida: átrio

Reservas através dos seguintes contactos:
Tel.: +351 291 70 50 60
E-mail: visit@aauma.pt